Localizador de Planetas

Versão Portuguesa do Planet Finder.

Este applet mostra a localizaćão dos planetas, estrelas, lua e sol no céu de qualquer ponto na terra em qualquer data e hora.

Notas Introdutórias

  1. O programa precisa saber sua localizaćão para que possa criar o céu que vocź vź. Inicialmente ele simplesmente tenta adivinhar a maior cidade no seu fuso horário. Se for incorreto, vocź pode especificar uma localidade digitando a latitude e longitude ou escolhendo uma cidade da lista (a lista somente inclui cidades com populaćão maior de 3 milhões de habitantes).
  2. Use o formato 24 horas, por exemplo, 13:00 significa 1 pm.
  3. Nos E.U.A., o horário de verão dura das 2 da manhã de 1 de abril até 2 da manhã do último domingo de Outubro. O programa usa isso como padrão. Se vocź não está nos E.U.A., vocź precisará especificar o horário de verão manualmente.
  4. As direćões da bússola podem parecer erradas, mas isso se deve porque a tela representa o modo como o céu é visto se vocź olhar reto para cima. As direćões da bússola são portanto uma visão espelhada das mesmas direćões num mapa.
  5. O céu esférico precisou ser projetado numa tela plana. Esta projećão produz distorćões, como num mapa da terra que também tem distorćões. A maior distorćão ocorre perto do horizonte.
  6. Os discos do sol, lua e planetas não possuem escala. A luminosidade é dada em magnitudes ao lado de seus nomes. Quanto mais negativa a magnitude mais brilhante um planeta é. A magnitude dada a Saturno não inclui o brilho de seus anéis, então Saturno geralmente será mais brilhante do que o indicado.
  7. Este programa foi desenvolvido para um grau limitado de precisão, suficiente para a maior parte das aplicaćões de astronomia a olho nu. Informaćões mais detalhadas são dadas abaixo.

Incluindo o Planet Finder no seu Web Site

Vocź é bem vindo a colocar um link para minha página do Planet Finder ou para colocar o meu applet em sua própria página. Uma maior vantagem em utilizar o segundo método seria porque em seu próprio código html, vocź especificaria uma latitude, longitude e linguagem adequadas as pessoas que visitam seu site. O seguinte código html mostra como vocź incluiria a versão dinamarquesa ("da") na sua página, com latitude a longitude para Copenhagen:

            <applet
archive="http://www.lightandmatter.com/PlanetFinder.jar"
              code="PlanetFinder.class"
              width=600 height=400
              alt="Sorry, your browser does not support Java.">
            <param name="language" value="da">
            <param name="latitude" value="56">
            <param name="longitude" value="12">
            </applet>

Note que por motivo de bug, a latitude e longitude no código html precisam ser inteiros. (O usuário pode digitar valores não inteiros no applet que ele trabalha perfeitamente).

Traduza para sua língua

Se vocź quiser traduzir para a sua língua, por favor envie-me email para instrućões. É fácil de fazer e não precisa de experiźncia em programaćão. (Se vocź possui experiźncia em programaćão, sinta se ą vontade para traduzir o Text.java e envie-me por email.)

Bugs Conhecidos

(1) O applet não finaliza de forma adequada, então quando vocź efetua um "reload" na página vocź recebe alguns erros do Módulo Java. (2) Se vocź colocar a latitude e longitude no seu código html, use números inteiros.

Problemas Conhecidos com o Browser

  1. A falha no Netscape para implementar MRJ ou outro runtime decente de Java 1.1 causa problemas ao rodar no Netscape sobre MacOS.
  2. Eu observei algumas discrepancias estranhas em como varios browsers e runtimes Java implementam horário de verão. A versão atual gerencia corretamente horário de verão sobre IE em MacOS 9. Se vocź vź que o horário de nascer e pôr do sol estão defasados por 1 hora, por favor me mande email e me diga qual browser e Sistema Operacional vocź está usando pois eu tentarei descobrir um modo de corrigir isso. Note que, entretanto, é normal que o programa cometa erros de 10 ou 20 minutos devido ą refraćão dos raios na atmosfera.

Código Aberto (Open Source Stuff)

O código deste applet é parte do projeto GPL de licenća de software e source code aberto. Vocź pode com certeza modificar o código para seu próprio uso privado. Se vocź quiser modificar a versão que eu mantenho, mande-me email e nós poderemos discutir.

Notas Técnicas sobre Precisão

Planet Finder calcula quase tudo baseado nas leis de Kepler, portanto não é bom para trabalhos de alta precusão ou para projećões de muitos séculos atrás ou no futuro. O único comportamento não-kepleriano seria a incorporaćão da precessão da orbita da lua e poucos termos de correćão para o movimento lunar dados por Paul Schlyter. A paralaxe devida ą rotaćão da terra é considerada, mas o programa não calcula os efeitos da obliquidade da terra ou do tempo que a luz lave para viajar dos planetas até nós. O movimento do centro de massa do sistema solar é levado em conta. A refraćão da atmosfera terrestre não é levada em conta.

Para cálculos com maior precisão, vocź deve olhar em Solar System Live, uma página que mostra um mapa da localizaćão dos planetas no sistema solar (não é um mapa do céu), ou Your Sky, que é um applet de planetário quase como este, porém mais caprichado e não tão simples de se usar.

Agradecimentos

Eu agradećo a Paul Schlyter e Dave Williams pela sua ajuda na mecČnica celeste. Obrigado a Peter Kreslins Junior pela tradućão para o Portuguźs.

[ Afrikaanse weergawe | الترجمة العربية | šł≠śĖá | Dansk version | Deutsche Version | Dutch version | Εκδοση ελληνικη' | English version | euskarazko bertsioa | Version Español | Version française | Hebrew version | Versi Indonesia | Versione italiana | Versi Melayu | śó•śú¨Ť™ě | Versão Portuguesa | Svensk version ]